
Em 1990 no bairro Jardim Maria Helena e Parque Universitário algumas famílias se reuniram com a idéia de construir um comunidade católica, porque a mais próxima era a Paróquia Santa Inês.
As famílias de Alzira, Fatima, Elza e Berone, estavam todos decididos a dar inicio na construção desta nova comunidade.
A Fátima e Mercedes ficaram incumbidas de falar com o Padre José Roberto Araújo que na época era o pároco de nossa Paroquia de Santa Inês para pedir que o mesmo viesse celebrar uma missa campal no bairro e abençoar o inicio da caminhada desta nova comunidade.
O Pe. José Roberto Araújo, a atendeu na Paróquia e lhes perguntou: Vocês já preparam o terreno e lançaram as sementes? Ela respondeu que ainda não. Então o Pe. Pediu para voltar ao grupo e pedir para que preparem o solo e lancem as sementes.
Assim foi feito e no dia 3/09/1990 estas famílias se reuniram e começaram o encontro de circulo bíblico junto com o terço e com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. no bairro do Jardim Maria Helena.
No dia 07/10/1990 foi celebrada a primeira missa pelo Pe. Jose Roberto, e a musica tocada por Josias, em uma travessa da Rua do Mariia helena e logo passou a celebrar no salão dos amigos de bairro, assim que ficou pronto. Lá aconteceu vários sacramentos. Para a escolha do nome da padroeira foi feito um sorteio e ganhou o nome Nossa Senhora Aparecida.
Logo o padre José Luís saiu saiu, veio o Pe Giovane depois o Pe. Bruno que demorou um pouco e veio o Pe. José Luís, porém a gente contava muito com a ajuda dos novisimos da ordem dos Jesuítas que foram o Ricarte, o Changi e depois o Marcelo juntamente com eles fizemos uma mini assembléia e elegemos algumas pessoas para alguns trabalhos sendo no administrativos: Alberone, Jose Luiz, Joaquim e Alzira; catequistas: Alzira, Adelina Brito, Sueli; ; dizímo: Jairo; cântico: Alzira, Jose Luiz e Sueli mais o auxilio do Jose Mantovani, logo entrou o José Roberto e Adalberto. Aí então fizemos uma festa com um bingo que o maior prêmio era uma leitoa.
Em 1994 teve um desentendimento com o presidente do bairro, que da mesma forma que as portas do salão foram abertas, também foram fechadas em um sábado de celebração. Foi quando o Pe. Jose Luís falou que não queria mais celebrar lá.
A comunidade se viu na rua, mas então um dos participantes da comunidade Jose Roberto cedeu um salão que tinha no terreno de sua casa para celebrações e encontros.
Houve uma nova assembléia junto do Pe. José Luís para algumas mudanças de coordenações. Neste mesmo ano o Pe. Traz a boa notícia dizendo que a Diocese tinha um terreno na rua 4 do Pq. Universitário, 49, então a Diocese doou este terreno para a comunidade. Não pensamos duas vezes nos reunimos para limpar o terreno. E agora e o dinheiro? Então o Jairo e Jose Luiz foram pedir em todas as cerâmicas materiais para construção e ganharam o suficiente para começar a construção do salão comunitário para as atividades. O José Cordeiro fazia o transporte dos materiais gratuito e mesmo com pouco dinheiro começou a construção ate a altura das janelas, quando acabaram-se os materiais e o dinheiro. Então foi realizada uma quermesse lá dentro do salão sem paredes e cobertura, para nós não era novidade pois já tínhamos celebrado nestas condições e o Pe Jose Luis dizia que não éramos de de papel e não íamos derreter mesmo com chuva nas missas....graças a Deus a festa deu um bom lucro e a nossa Mao de obra gratuita conseguimos terminar o salão.
O Pe. Jose Luis saiu e chegou o Pe. Elisiario que ficou por pouquíssimo tempo e chegou o Pe. João de Abreu.
Neste tempo começou a aparecer novas pessoas em nossa comunidade e o salão começou a ficar pequeno, aí começamos guardar dinheito para uma nova consrucao, o que era ótimo pois agora tinha mais gente para trabalhar. Foi ai que suriu novos coordenadores as finanças de Jose Luiz passou para Ademir.
Ai surgiu a preocupação, pois o Ademir falou que ia vender o terreno vizinho da comunidade. Fizemos uma reunião para estudar um emio de comprar, mas o dinheiro da comunidade era muito pouco, mal dava para voltar a construção. Pedimos para o Ademir segurar o terreno para a comunidade que a gente ia atrás do restante. Então Benedito Felicidade, Genesio e Jose Luiz foi ate a Diocese pedir ajuda e lá o Pe coordenador também era o Jose Luiz que ajudou com metade do valor do terreno. Negocio fechado. Então a comunidade comprou o terreno que esta hoje.
Em 1998 recomeça novas construções, documentações, plantas, aprovação da prefeitura, em julho terraplanagem e em setembro de 1998 inicio oficial com tijolos para a nova comunidade.
Coincidencias da caminha
1990 – inicio da comunidade.
7 de outubro de 1990 – primeira missa
7 de outubro 2004 – Benção do Santissimo
1998 – inicio da construção oficial da igreja que temos até hoje.
CALENDÁRIO LITURGICO 2012
Triduo do Padroeira Nossa Senhora Aparecida
Festa da Comunidade de Nossa Senhora Aparecida
ATIVIDADES COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA
MISSAS e CELEBRAÇÕES
Todos os Domingos as 08:30 horas
PASTORAL DA JUVENTUDE
Todos os Domingos as 19:00 horas
PASTORAL DA LITURGIA
Todos os Sabados as 14:00 horas
PASTORART
Todos os Sabados as 14:00 horas
ADORAÇÃO
Todos as Quintas as 19:30 horas
CATEQUESE
Todos os Domingos as 09:30 horas
PASTORAL FAMILIAR
Ultimo Sabado de cada mes as 17:00 horas
CÂNTICO
Todos Terças, Sextas e Sabados as 20:00 horas